O programa “Lazer para Todos”, criado pelo Governo do Distrito Federal, já atraiu milhares de visitantes e se consolida como uma política pública de incentivo ao bem-estar, à educação ambiental e à inclusão social.
A proposta é simples, mas poderosa: entrada gratuita aos domingos e feriados no Zoológico de Brasília e no Jardim Botânico de Brasília (JBB). E o resultado tem sido surpreendente. Só entre os dias 17 e 21 de abril, mais de 40 mil pessoas passaram pelo zoológico. Desde que a gratuidade entrou em vigor, o número já soma mais de 70 mil visitas.
No Jardim Botânico, o cenário não é diferente. Em apenas quatro dias, foram mais de 8 mil visitantes, número que ultrapassa 17 mil desde o início do programa. Aos domingos, o movimento é intenso, mas o clima é de tranquilidade e conexão com a natureza.
Para acompanhar esse novo fluxo de visitantes, os espaços têm investido em melhorias. O Zoológico, por exemplo, renovou a pintura de sua caixa d’água e homenageou sua mascote, a lobo-guará Atena. Na Páscoa, os recintos dos animais ganharam enriquecimentos ambientais, promovendo bem-estar aos bichos e encantando o público.
Além disso, foram incluídas visitas guiadas aos domingos, com saída da estátua da elefanta Nelly. Os passeios são conduzidos por especialistas que compartilham curiosidades sobre o cuidado com os animais e reforçam a importância da conservação ambiental — um aprendizado valioso para todas as idades.
Outro reflexo positivo da iniciativa é percebido na movimentação econômica ao redor dos parques. Essa retomada também beneficia pequenos empreendedores, ambulantes e serviços que giram em torno dos polos turísticos da cidade.
Lazer acessível
Instituído pelo decreto nº 47.009, o programa “Lazer para Todos” é coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema-DF) e executado em conjunto com o Zoológico e o Jardim Botânico. A entrada padrão nos locais varia entre R$ 5 e R$ 10, mas, com a gratuidade em datas específicas, mais pessoas têm acesso a essas experiências.
A iniciativa reforça o papel do poder público em democratizar o acesso ao lazer, à cultura e ao meio ambiente — valores fundamentais para uma cidade mais justa e integrada.
Mais do que atrair visitantes, o programa tem um impacto simbólico: ele convida o morador de Brasília a redescobrir sua própria cidade. Em tempos de rotina acelerada e orçamentos apertados, oferecer espaços públicos de qualidade e sem custo é uma forma inteligente de valorizar a vida urbana.






































