O sábado (11) começou em clima de mobilização pela saúde no Distrito Federal. Em várias regiões administrativas, cães e gatos receberam as primeiras doses da vacina antirrábica, em campanha promovida pela Secretaria de Saúde (SES-DF). A iniciativa tem um objetivo claro: manter Brasília livre da raiva urbana uma doença viral grave, quase sempre fatal, e que pode ser transmitida de animais para humanos.
No Guará, a movimentação foi intensa ao longo do dia. Equipes do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde (Nuval) montaram um ponto de vacinação em formato drive-thru ao lado da Administração Regional, funcionando das 9h às 17h. A estratégia buscou facilitar o acesso dos tutores e dar mais agilidade ao atendimento.
Outros endereços também receberam equipes da SES-DF: o estádio Bezerrão, no Gama; a Biblioteca Pública da Estrutural; a Administração Regional do Cruzeiro; praças do Setor Militar Urbano; e o posto policial do Setor de Mansões de Taguatinga. Todos os locais estão preparados para vacinar exclusivamente cães e gatos saudáveis a partir dos três meses de idade , incluindo fêmeas prenhas ou em fase de amamentação.
Até o dia 1º de novembro, a campanha seguirá em áreas rurais do DF. A lista completa de locais e horários pode ser consultada no site da Secretaria de Saúde. A meta é imunizar cerca de 160 mil animais nesta etapa, o que representa 40% do total previsto para o ano , quase 400 mil cães e gatos.
Para vacinar o animal, o tutor precisa ter mais de 18 anos, apresentar documento de identidade com foto e garantir a segurança do transporte: coleira, focinheira ou caixa apropriada, conforme o porte do animal. O serviço é gratuito.






































