Nova era no transporte público: DF adotará pagamento eletrônico de passagens

   Reprodução Semob

A partir de 1º de julho, o pagamento da passagem em dinheiro será descontinuado na maioria dos ônibus do Distrito Federal. A medida, oficializada em portaria publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta quinta-feira (16/5), determina que as passagens deverão ser pagas utilizando o cartão Mobilidade, cartões de crédito e débito, além do QR Code (via Pix). A Secretaria de Mobilidade do Distrito Federal (Semob) indicará quais linhas ainda aceitarão pagamento em dinheiro.

O secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves, já havia anunciado a mudança na semana passada, explicando que a implementação gradual visa aumentar a segurança para passageiros, motoristas e cobradores, além de reduzir filas causadas pela necessidade de troco.

Para facilitar a transição, a Semob realizará uma campanha educativa para explicar o processo e os benefícios do cartão Mobilidade. Inicialmente, os pagamentos com cartão de débito e crédito não permitirão a integração entre diferentes linhas de ônibus, por isso a campanha incentivará todos os usuários do transporte público a adquirirem o cartão Mobilidade. Para tornar o cartão mais acessível, os pontos de distribuição serão ampliados.

Leia Também