Agosto Dourado: Governo de Goiás promove ações de incentivo ao aleitamento materno

A Secretária de Estado e Saúde do Governo do Goiás lança a campanha “Apoie a Amamentação: Faça a Diferença para Mães e Pais que Trabalham”,a campanha  visa  incentivar  o aleitamento materno.

O objetivo é dar visibilidade às necessidades  e obstáculos , de mães e pais trabalhadores no que diz respeito à amamentação.

Agosto Dourado

O governo federal institui o mês de agosto como  “Agosto dourado”,com ações  que acontece tanto no âmbito nacional, estadual e munícipal e que chamam a atenção da sociedade para a importância do apoio da mãe que amamenta e do pai, que compartilha a responsabilidade dos cuidados do bebê.

O agosto dourado é também  uma forma de estímulo   para  as mães que continuam a amamentar após o retorno ao trabalho.

Ações Agosto Dourado

Mamaço Goiânia

Neste sábado (05/08), será realizada, em Goiânia, a abertura do Agosto Dourado 2023, com a ação Mamaço Goiânia, movimento comunitário promovido pelas Mães da Sociedade Organizada, com participação do Comitê Estadual de Aleitamento Materno e Coordenação-Geral dos Ciclos de Vida da SES. O evento será no Lago das Rosas, às 15 horas.

A programação da campanha contará ainda com quatro seminários on-line semanais, de uma hora e meia de duração, sempre às quartas-feiras de agosto, a partir das 14h30, com início no dia 09 de agosto.

Clique aqui e acesse o endereço para a participação dos profissionais.

Seminários on-line

  • 09/08: Fisiologia básica da amamentação e como apoiar o aleitamento no pré-natal e puerpério. Palestrante: Thayná Bueno, doula e consultora de amamentação.
  • 16/08: Condições especiais das mamas e mamilos e lactentes com necessidades especiais. Palestrante: Anna Cecília da Silva Rodrigues, fonoaudióloga, técnica da SES-GO.
  • 23/08: Extração manual e armazenamento de leite para o retorno ao trabalho. Palestrante: Renata Machado Leles, bioquímica, coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual da Mulher (Hemu).
  • 30/08: A alimentação complementar e importância da manutenção do aleitamento materno. Palestrante: Marília Mendonça Guimarães, professora da Faculdade de Nutrição (UFG).

Leia Também