Neste ano, o Carnaval em Brasília contará com uma novidade significativa: ao longo dos quatro dias oficiais de festividades, o transporte público será isento de tarifas para todos os cidadãos. Além das rotas habituais de ônibus que servem a cidade, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) está organizando uma programação especial com horários e trajetos diferenciados, visando facilitar a locomoção dos foliões até os blocos e eventos no Distrito Federal.
A isenção de tarifas nos ônibus e no metrô terá início à meia-noite de sábado (1º/3) e se estenderá até as 23h59 de terça-feira (4/3). O Governo do Distrito Federal (GDF) garantirá que todos possam viajar gratuitamente, mesmo na segunda-feira, quando as lojas funcionam normalmente e a necessidade de transporte público aumenta.
“A isenção de tarifas será válida aos domingos e feriados, mas o governador Ibaneis Rocha optou por ampliá-la também para o sábado e a segunda-feira de Carnaval. Essa ação possui um impacto social significativo, promovendo o turismo e beneficiando o comércio da região”, declarou Zeno Gonçalves, secretário da Semob.
De acordo com ogestor, essa fase funcionará como uma experiência para o sistema. “No transporte público do DF, registramos mais de 1,2 milhão de acessos diários. Embora o Carnaval seja um momento peculiar, representa uma chance para analisarmos como a isenção de tarifas afeta a demanda e as linhas mais procuradas, além de possibilitar que façamos os ajustes necessários em relação aos trajetos e à quantidade de veículos”, detalhou o secretário.
Reforço
A Semob-DF está concluindo a elaboração de uma programação específica para o período de festividades. Segundo Gonçalves, será aumentado o número de veículos e de itinerários, especialmente nos momentos em que os foliões se dispersam após a finalização dos blocos.






































