GDF ANUNCIA SUBSTITUIÇÃO COMPLETA DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA POR LED

Nesta segunda-feira (4), o governador Ibaneis Rocha assinou o contrato de concessão do serviço à Companhia Energética de Brasília (CEB Ipes).Em um acordo que viabiliza a troca de lâmpadas convêncionais por iluminação de LED.

Um investimento de aproximadamente R$ 300 milhões, o acordo  terá duração  de 30 anos e os recursos aplicados na substituição das luminárias são da própria CEB Ipes. A meta é fazer a troca de todas as 300 mil luminárias em três anos, além de instalar novos pontos de iluminação no DF.

Na ocasião  o governador Ibaneis Rocha pontuou que o DF deve ser a primeira unidade da Federação a atingir essa meta. “Em breve teremos todo o DF iluminado com lâmpadas de LED. É um projeto que estamos tocando desde 2019, com bastante cuidado. Esse contrato traz desenvolvimento para o DF, e nós devemos ser, talvez, a primeira cidade completamente de LED no Brasil. Isso nos deixa felizes porque estamos na capital do Brasil e esse exemplo vai ser dado por uma empresa pública, que é a CEB”, pontuou Ibaneis Rocha.

O acordo,  que foi aprovado pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), contará também com a participação das secretarias de Obras e Infraestrutura e de Planejamento, Orçamento e Administração, além da Consultoria Jurídica do governo e da Procuradoria-Geral do DF (PGDF).

Benefícios do LED

  • melhoram  a luminosidade das ruas;
  • aumento da segurança da população;
  • reduz o gasto com energia, com uma economia que pode chegar a 50%.

Outas ventagens do LED é que év Reciclável, as lâmpadas de LED chegam a ter 60 mil horas de vida útil, enquanto as de vapor de sódio chegam, no máximo, a 32 mil horas. Por terem maior durabilidade, as de LED demandam menos trocas e, consequentemente, menor custo com mão de obra para manutenção do sistema.

Leia Também