Com a chegada do período de chuvas, a população do Distrito Federal deve ficar atenta à prevenção contra o *Aedes aegypti*, mosquito transmissor da dengue. E neste sábado (19), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) estará promovendo uma campanha de vacinação focada em proteger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue, além de oferecer doses para outras doenças, como gripe (influenza) e covid-19.
Serão 60 pontos de atendimento em todo o DF, que funcionarão ao longo do dia, abrangendo regiões como Gama, Sobradinho, Ceilândia, Santa Maria, Taguatinga, Recanto das Emas, entre outras. O objetivo é facilitar o acesso à vacinação e ampliar a cobertura vacinal, especialmente com o aumento do risco de doenças transmitidas por mosquitos durante a temporada de chuvas.
Entre os locais de destaque estão unidades básicas de saúde (UBSs) e pontos alternativos como o Instituto Filhos do Rei, no Sol Nascente, o Taguaparque, em Taguatinga, e o estacionamento do Banco do Brasil, no Recanto das Emas. Esses espaços estarão prontos para receber as famílias e garantir que a população esteja protegida.
A SES-DF orienta que os responsáveis levem a caderneta de vacinação e um documento de identidade das crianças e adolescentes. É importante que todos fiquem atentos aos horários e vacinas oferecidas em cada ponto, que podem ser conferidos no site oficial da Secretaria de Saúde.
Além da vacina contra a dengue, a campanha busca reforçar a imunização contra outras doenças, garantindo a proteção dos mais jovens e contribuindo para a saúde pública do Distrito Federal em um momento crítico.Acesse a página da SES-DF para conferir os horários, os endereços e quais vacinas estarão disponíveis em cada lugar.