O complexo viário do Jardim Botânico, uma obra muito esperada pela população, está em fase final de construção. As equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) estão atualmente realizando a instalação de placas cimentícias, com previsão de que cerca de 6 mil m² do acabamento sejam fixados nos próximos dias. No total, a obra contará com aproximadamente 10 mil m² de revestimento. Em paralelo, estão sendo executados serviços de colocação de meios-fios, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e construção de calçadas.
As placas cimentícias, enviadas de São Paulo, medem 1,20 m por 2,40 m e foram escolhidas não apenas por questões estéticas. Elas melhoram a acústica da passagem, oferecem resistência a condições climáticas adversas e protegem a estrutura do complexo. Além disso, possuem um acabamento ignífugo, que não pega fogo.
Atualmente, as equipes estão concentradas na instalação das placas cimentícias, além da colocação de meios-fios e sinalização. Esta é a última fase antes da inauguração do complexo viário, que também inclui a instalação de bocas de lobo e postes para iluminação pública. Com um investimento de cerca de R$ 40 milhões, a obra gera 200 empregos e visa aliviar o trânsito de cerca de 50 mil veículos que passam diariamente pela região, beneficiando motoristas do Jardim Botânico e áreas adjacentes, como São Sebastião, Lago Sul, Tororó, Café sem Troco, Jardim ABC e PAD-DF.
Região mais segura
A CEB Ipes também avança na modernização da iluminação pública de Brasília, com a implantação de 86 novos pontos de iluminação no complexo viário do Jardim Botânico. O projeto inclui a instalação de 146 luminárias de LED de 150W, com um investimento de R$ 417 mil, buscando oferecer mais segurança e conforto aos motoristas que utilizam a via.
Essa nova iluminação foi planejada para aprimorar a visibilidade durante a noite, reforçar a segurança viária e reduzir custos com manutenção, uma vez que a tecnologia LED é mais durável e eficiente, resultando em economia a longo prazo. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo da concessionária, que prevê a instalação de novas luminárias em áreas com baixa luminosidade e em pontos estratégicos da cidade.