Os índices de criminalidade no Distrito Federal continuam em declínio, conforme os últimos dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF). Entre janeiro e julho de 2024, houve uma significativa redução de 52% nos roubos em coletivos em comparação ao mesmo período do ano passado. O número de ocorrências caiu de 307, em 2023, para 147 neste ano, demonstrando uma tendência positiva na segurança pública da região.
Duas regiões administrativas se destacaram pela expressiva redução dos crimes: Estrutural e Samambaia. A Estrutural registrou uma queda impressionante de 75% nos casos de roubo em coletivos. Em 2023, foram 60 ocorrências, número que caiu para apenas 15 em 2024. Já em Samambaia, a diminuição foi de 73%, com os casos caindo de 88, no ano passado, para 24, neste ano.
Esse declínio nos índices criminais está diretamente ligado a medidas de segurança implementadas recentemente, incluindo a redução da circulação de dinheiro em espécie nos ônibus do Distrito Federal.
Desde julho, o transporte público passou por uma reestruturação que incluiu a extinção do pagamento em dinheiro em diversas linhas. No primeiro mês da medida, 52 linhas adotaram o novo sistema, e a partir de 15 de agosto, mais 99 passaram a aceitar apenas cartões BRB Mobilidade, de crédito e de débito.