O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) abriu a programação de setembro da Escola Pública de Trânsito (EPT) com uma grade diversificada de cursos gratuitos voltados para condutores e profissionais da área. A iniciativa busca reforçar a segurança viária, estimular a qualificação e abrir novas portas no mercado de trabalho.
Entre as opções oferecidas estão aulas de Atualização para Renovação da CNH, Reciclagem para Condutor Infrator, Atualização para Instrutor de Trânsito, Revisão para Obtenção da CNH, além do curso de Iniciação à Superação do Medo de Dirigir (ISMD) e Noções de Mecânica para Mulheres. Esse último, que tem atraído crescente interesse, já contou com a participação de cerca de 380 mulheres apenas no ano passado.
Segundo o gerente da Escola Pública de Trânsito, Marcelo Granja, a proposta é democratizar o acesso à formação e incentivar a presença feminina em espaços tradicionalmente dominados por homens. “O objetivo é tornar o trânsito mais seguro e inclusivo, ao mesmo tempo em que qualificamos cidadãos para novas oportunidades”, afirma.
A programação também inclui capacitações especializadas em Transporte Coletivo de Passageiros (TCP), Produtos Perigosos (MOPP), Veículos de Emergência (CVE), Cargas Indivisíveis (TCI) e Transporte Escolar (TE). Além dos cursos, a EPT segue aplicando provas presenciais e on-line para renovação e reciclagem da CNH, além de retestes com atendimento individualizado.
Todos os cursos acontecem na unidade da Escola Pública de Trânsito, localizada na 913 Sul. As inscrições, com datas e horários detalhados, podem ser feitas no site oficial do Detran-DF.