Os motoristas goianos devem ficar atentos ao prazo para pagamento da terceira parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025, que vence nesta segunda-feira, 17 de março. A data vale para todas as placas, e o atraso pode gerar multas e impedir a regularização do veículo.
Atualmente, a frota tributável do estado soma cerca de 2 milhões de veículos, segundo a Secretaria da Economia de Goiás.
Como gerar o boleto do IPVA 2025?
O pagamento do IPVA pode ser feito de maneira digital e simplificada. Para emitir o boleto, basta acessar:
🔹 Portal do Detran-GO
🔹 Plataforma Expresso
No site, o proprietário deve selecionar a opção “Consultar Veículo – IPVA, Multas e CRLV”, inserir os dados e gerar o boleto.
Para facilitar o pagamento, o Governo de Goiás oferece parcelamento do IPVA:
- Placas com finais 1 e 2: pagamento em até 9 vezes
- Placas com finais 3 a 0: pagamento em até 10 vezes
O vencimento do imposto ocorre sempre no dia 15 de cada mês, mas quando a data cai em um fim de semana ou feriado, o prazo é automaticamente transferido para o próximo dia útil. Em março, isso acontece com a parcela que venceria no dia 15, mas será cobrada no dia 17 (segunda-feira).
Isenção do IPVA
Embora Goiás tenha uma frota de 4,8 milhões de veículos, nem todos os proprietários precisam pagar o imposto. Algumas categorias possuem isenção, incluindo:
🔸 Veículos de Pessoas com Deficiência (PCD) – Mais de 12 mil condutores goianos são beneficiados.
🔸 Carros com mais de 15 anos de fabricação – Estão automaticamente isentos, representando 2,5 milhões de veículos no estado.
Para mais informações sobre valores, vencimentos e isenções, os contribuintes podem utilizar os canais oficiais da Secretaria da Economia de Goiás:
WhatsApp: Assistente Virtual do IPVA – (62) 99427-9777
Site: goias.gov.br/economia
E-mail: atendimentogipva.economia@goias.gov.br