A população de Santa Maria terá acesso a serviços de saúde gratuitos, por meio do programa itinerante Saúde Mais Perto do Cidadão, oferecido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro. Instalado no estacionamento do ginásio poliesportivo da região administrativa, ao lado do Restaurante Comunitário, o programa levará à comunidade diversos atendimentos em especialidades médicas e exames fundamentais para a promoção de saúde.
O programa, que já realizou mais de 96 mil atendimentos em várias cidades do Distrito Federal, estará disponível para a população a partir das 6h30, com distribuição de senhas por ordem de chegada. Serão ofertadas consultas em clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia. Também haverá exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia. Para ser atendido, o paciente precisa apenas apresentar a carteira de identidade, CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de informar um número de telefone para contato.
Lançado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão já passou por cidades como Gama, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II e Recanto das Emas. A iniciativa visa a levar serviços médicos essenciais a regiões administrativas que enfrentam carência de assistência médica regular, reduzindo filas em hospitais e promovendo a prevenção de doenças. Até o final do ano, a programação incluirá outras localidades, como São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II.