Na manhã deste sábado (26), o auditório do campus de Ceilândia do Centro Universitário IESB foi palco de uma importante ação social em prol da educação e da saúde visual de estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal. Durante a cerimônia, 294 alunos receberam óculos gratuitos como parte do projeto “Em um Piscar de Olhos”, idealizado pelo Instituto Desponta Brasil em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF).
A iniciativa, que visa corrigir problemas de visão previamente identificados em consultas oftalmológicas, contou com o apoio financeiro de uma emenda parlamentar do deputado distrital Robério Negreiros. Além de doar os óculos, o projeto inclui triagens e exames para estudantes, focando na melhoria do desempenho escolar e no bem-estar dos alunos. Nesta edição, foram realizadas 5.942 triagens iniciais, das quais 1.560 estudantes foram encaminhados para exames oftalmológicos em mutirões. No fim do processo, os 294 alunos com diagnóstico de problemas visuais puderam escolher suas armações e receberam os óculos no mesmo dia.
Leonardo Figueiredo, idealizador e fundador do Instituto Desponta Brasil, celebrou o impacto do projeto e o crescente alcance da iniciativa. “É motivo de muito orgulho ver uma ideia se transformar em realidade. Foram quase dois anos de planejamento até realizarmos nosso primeiro atendimento, em outubro de 2021, no Recanto das Emas, em Brasília. Desde então, já atendemos mais de 111 mil crianças em nove estados do Brasil”, disse.
O projeto “Em um Piscar de Olhos” reflete uma preocupação maior com a inclusão e a qualidade da educação pública, garantindo que alunos de baixa renda possam acessar o cuidado com a visão, essencial para o aprendizado. O trabalho em conjunto entre o Instituto Desponta Brasil e a SEEDF demonstra o impacto das parcerias institucionais na superação de desafios sociais e na promoção de uma educação mais inclusiva.