O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) faz um alerta sobre um novo tipo de golpe que está sendo realizado por e-mail, onde o remetente se identifica como “SAC do Detran”. A mensagem informa que o “Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran), no exercício de suas funções e conforme a Lei”, estaria notificando o destinatário acerca de uma suposta infração, sempre com valores altos, como R$ 2.934,70. Em seguida, o e-mail orienta o destinatário a clicar em um botão para verificar a multa.
O Detran-DF enfatiza que não envia e-mails para informar sobre infrações. É importante desconfiar sempre de mensagens estranhas e evitar clicar em links desconhecidos, pois eles podem levar a sites fraudulentos com a intenção de roubar informações pessoais ou instalar programas maliciosos que tornam seu dispositivo mais suscetível a ataques cibernéticos.
Para garantir sua segurança, observe que as notificações de infração do Detran-DF são enviadas somente pelos seguintes canais oficiais: ⇒ Correios –O infrator recebe uma notificação física, por meio de carta, para o endereço cadastrado, com todas as informações dos dados do a violação. aviso de violação.
⇒ Aplicativo Detran-DF Digital e Portal de Serviços – Toda infração registrada fica visível no sistema eletrônico do Detran-DF, onde é possível visualizar o histórico de infrações.
⇒ Aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)- As notificações são enviadas diretamente aos motoristas cadastrados no app, permitindo que as infrações sejam visualizadas e pagas pelo próprio app.
Caso tenha dúvidas sobre a autenticidade de uma comunicação, utilize os canais digitais oficiais – o site do Detran ou o portal de atendimento – ou dirija-se a um posto de atendimento do Ministério do Trânsito. Evite fornecer informações pessoais ou clicar em links suspeitos.