Os primeiros ônibus elétricos do transporte público do Distrito Federal começaram a circular nesta quarta-feira (24). Inicialmente, 12 veículos entram em operação em quatro linhas que partem da Rodoviária do Plano Piloto e atendem regiões como a Esplanada dos Ministérios, o Setor Militar Urbano, a Rodoferroviária e a Universidade de Brasília (UnB). A expectativa é que, com a chegada dos demais veículos, a nova frota alcance 90 ônibus e beneficie cerca de 70 mil passageiros diariamente.
Antes de entrar em circulação, os coletivos passaram por etapas de cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento e instalação dos validadores do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF. A liberação dos veículos será feita de forma gradual até que toda a frota esteja em operação.
Nesta primeira fase, os ônibus atendem as linhas 109.3, que liga a Rodoviária do Plano Piloto ao Setor de Autarquias Sul/Pátio Brasil passando pela Esplanada dos Ministérios; 109.4, também com destino à Esplanada; 108.5, que segue até a Rodoferroviária via Setor Militar Urbano; e a linha 0.110, utilizada por estudantes, servidores e demais passageiros com destino à Universidade de Brasília.
Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF), as quatro linhas transportam juntas cerca de 25 mil passageiros por dia. A secretária Sandra Holanda afirmou que a substituição gradual da frota representa um avanço na política de mobilidade sustentável do Distrito Federal.
Os novos veículos foram importados da China pela empresa Piracicabana e são equipados com ar-condicionado, piso baixo, acessibilidade para pessoas com deficiência e sistema de câmeras. Além de operar de forma mais silenciosa, os ônibus não emitem poluentes durante o funcionamento.
De acordo com o GDF, quando os 90 veículos estiverem em circulação, a frota realizará cerca de 281 viagens por dia. A estimativa é que a substituição dos ônibus convencionais evite a emissão de aproximadamente 615 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por mês, um impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de 120 mil árvores por ano.





































