Estudantes universitários de todo o país farão, neste domingo (1º), a prova do Prêmio Capes Talento Universitário, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). O exame será aplicado em 60 cidades e premiará os mil melhores colocados com R$ 5 mil cada. Entre essas premiações, 50 são destinadas a pessoas com deficiência.
Criado para reconhecer o desempenho acadêmico, o prêmio busca incentivar a formação superior, além de subsidiar estudos e pesquisas. A iniciativa é direcionada a estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 e ingressaram em instituições de ensino superior em 2024. Podem participar alunos de qualquer área do conhecimento, matriculados em modalidades presencial, a distância, pública, privada ou militar.
A aplicação da prova segue um cronograma rigoroso: os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h, horário em que o exame terá início. Os candidatos terão até 18h30 para responder a 80 questões. O resultado final, com a lista dos contemplados, será divulgado no dia 31 de janeiro de 2025.