Mais de 11,5 mil pessoass obtiveram a qualificação no segundo ciclo de 2024 do programa QualificaDF. A solenidade de certificação teve lugar no Opera Hall, em Brasília, no último sábado (28).
O QualificaDF é um tantos programas principais em qualificação do Governo do Distrito Federal (GDF), do qual proporciona cursos com a maior procura de mercado de trabalho mais perto da residência do cidadão, levando a formação, promovendo propagação em geração de emprego e renda. Neste ciclo, a realização tomou os polos: Ceilândia, Guará, Paranoá, Planaltina e Asa Sul.
Na cerimônia de certificação dos alunos, a vice-governadora Celina Leão, caracteriza ainda o QualificaDF de “ser a chave para o trabalho digno”.
“Fazemos – assim fazemos – todo esse esforço para levar dignidade, para levar mercado de trabalho, para levar esperança para todos eles que põem-se habilitado e saem dessa capacitação. É uma determinação do governo do Ibaneis Rocha formar um ambiente de oportunidades. O mercado de trabalho tem necessidade cada vez de mão de obra qualificada e em muitas situações o desemprego se produz por falta de qualificação”, afirmou a vice.
Neste ciclo, os alunos foram certificados, gratuitamente, em 50 áreas de atuação, como: auxiliar administrativo, cuidador de idosos, eletricista predial, manicure e pedicure, mecânico de motos, programador de aplicativos, panificação, etc.
Cada curso possui carga horária de 240 horas distribuídas em 20 horas semanais. A idade mínima para participar é de 16 anos. São muitos os benefícios fornecidos aos alunos, tais como: material didático gratuito, uniforme, lanche e declaração para passe livre, além do aumento de acesso ao ensino profissionalizante.
Fundado em 2022, o programa leva conhecimento perto de quem mais precisa e não tem possibilidades de deslocar para estudar.