Brasiliense Caio Bonfim conquista medalha de prata inédita na marcha atlética nos Jogos Olímpicos de Paris 2024

    Foto: Alexandre Loureiro/ COB

Em um feito histórico para o esporte brasileiro, o atleta brasiliense Caio Bonfim conquistou a medalha de prata na marcha atlética nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024, realizados em Paris. A competição ocorreu nesta quinta-feira (1º), e Bonfim cruzou a linha de chegada com o tempo de 1h19min09, marcando sua quarta participação olímpica.

Desde o início de sua carreira, em 2007, quando começou a treinar em Sobradinho, Caio Bonfim tem sido um dos principais nomes da modalidade no Brasil. O atleta acumula quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e duas em Campeonatos Mundiais, consolidando sua posição de destaque no cenário internacional.

O sucesso de Caio Bonfim está fortemente ligado ao apoio recebido do Governo do Distrito Federal (GDF) ao longo de sua trajetória. O atleta é beneficiado pelo programa Bolsa Atleta, que oferece patrocínio individual, e pelo Compete Brasília, que proporciona passagens terrestres e aéreas para competições nacionais e internacionais. Somente no ano passado, o Compete Brasília atendeu 4.937 atletas, com um investimento de R$ 8,5 milhões.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou a importância do apoio do GDF para a conquista de Bonfim. “Um atleta que recebe uma ajuda muito importante do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Esporte, conquistou essa medalha merecida em Paris e deixa a gente muito feliz. Certamente, é motivo de grande alegria para todo o Distrito Federal, que está competindo e ganhando medalhas na Olimpíada”, afirmou Rocha.

A vice-governadora Celina Leão também celebrou o momento histórico e ressaltou a importância do esporte na vida das pessoas. “A medalha conquistada por Caio Bonfim marca um momento histórico para a marcha atlética brasileira. É um grande orgulho para o Distrito Federal e para todo o Brasil e mostra a importância de investirmos no esporte. O incentivo do Bolsa Atleta e do Compete Brasília fazem a diferença ao permitir foco total nos treinos e competições. Mais que trazer medalhas, transforma vidas”, destacou Leão.

Outro atleta de destaque na marcha atlética foi o brasiliense Max Batista, que terminou a prova na 26ª posição. Ao todo, o Distrito Federal conta com sete atletas olímpicos e nove paralímpicos competindo em Paris, muitos dos quais recebem apoio dos programas do GDF.

A conquista de Caio Bonfim é um marco não apenas para o atleta, mas para todo o esporte brasileiro, evidenciando a importância do investimento em programas de incentivo ao esporte e a dedicação dos atletas que levam o nome do Brasil ao pódio mundial.

Leia Também