Começou a sair do papel um dos projetos mais aguardados pelos moradores do Entorno do Distrito Federal. Foi aberto, em Goiânia, durante reunião na sede da Metrobus, o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Social, Ambiental e Jurídico-Legal (EVTESAL) para implantação de um sistema de transporte de passageiros de média-alta capacidade entre Luziânia (GO) e a Região Administrativa de Santa Maria (DF).
A iniciativa integra a lista de obras prioritárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, e será conduzida pelo Laboratório de Transportes (LabTrans) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
O secretário do Entorno do DF em Goiás, Pábio Mossoró, destacou o caráter histórico da medida. “Moro na região há mais de 40 anos e sempre ouvimos falar das dificuldades desse transporte. Hoje, o nosso governador Ronaldo Caiado dá o pontapé inicial. Quero me colocar à disposição, junto com a equipe do Governo de Goiás e a universidade, para que esse sonho se torne realidade”, afirmou.
O encontro, liderado pelo LabTrans, apresentou o escopo do estudo, a metodologia de trabalho e o cronograma de entregas. Também abriu espaço para discussões técnicas sobre alternativas de traçado, localização de terminais e formas de integração do futuro sistema.
A consultoria foi contratada pela Secretaria-Geral de Governo (SGG) de Goiás e contou com a presença do subsecretário de Transportes e Mobilidade da pasta, Miguel Pricinote, além de representantes de municípios do Entorno como Valparaíso, Luziânia, Águas Lindas, Novo Gama, Cristalina e Formosa.
Próximas etapas
O estudo prevê pesquisas de campo para mapear os hábitos de deslocamento da população. Para identificar a solução mais adequada,oque inclui coleta de informações por telefonia móvel e entrevistas com os usuários para compreender como e por que eles se deslocam, quais modos utilizam .
O cronograma inclui levantamento de dados, definição do traçado, estudo de demanda e análise de integração com os sistemas já existentes. Os resultados estão previstos para 2026 e deverão apontar o modelo mais eficiente para atender tanto o Entorno goiano quanto o Distrito Federal.







































