O interesse pelos espaços culturais e bibliotecas públicas do Distrito Federal cresceu em 2025. De acordo com dados da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF), quase 145 mil pessoas visitaram as unidades públicas de cultura e leitura entre janeiro e setembro deste ano.
O balanço mostra que 98,4 mil visitantes são moradores do DF ,um aumento de 24,57% em relação ao mesmo período de 2024. Já o número de turistas chegou a 46,4 mil, crescimento de 6,69%.
Os empréstimos de livros também aumentaram. As bibliotecas públicas registraram uma alta de 32,8%, com mais de 18 mil exemplares retirados pelos leitores. O levantamento inclui a Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) e a rede de 24 bibliotecas públicas coordenadas pela instituição, distribuídas pelas regiões administrativas.
Com um acervo de mais de 60 mil títulos, a BNB abriga obras de diferentes áreas do conhecimento , de clássicos da filosofia a revistas em quadrinhos.
A Secec vem investindo na ampliação e modernização das bibliotecas públicas. O número de empréstimos saltou de 8 mil, em 2022, para 23 mil, em 2024. Só neste ano, 120 mil novos livros foram adquiridos, e a meta é chegar a 1 milhão de exemplares disponíveis para os leitores.
Entre outras ações da pasta, estão os aulões gratuitos para o Enem, vestibulares e concursos, que já atenderam mais de 4 mil pessoas, e a criação da segunda Arena Gamer gratuita do Brasil, com 23 mil atendimentos.
As iniciativas mostram que o público do Distrito Federal tem reconectado o hábito da leitura e o acesso à cultura, transformando as bibliotecas em espaços cada vez mais movimentados e democráticos.







































