A partir do processo seletivo do Sisu 2026, os estudantes terão mais chances de conquistar uma vaga em universidades públicas. O Ministério da Educação (MEC) informou que a seleção passará a considerar as notas das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 2023, 2024 e 2025.
Na prática, o sistema vai usar a pontuação que garantir a melhor média ponderada para o curso escolhido pelo candidato ,desde que ele não tenha participado do exame como treineiro.
A mudança está prevista no Edital nº 22/2025, publicado nesta segunda-feira, 20 de outubro. O documento trata da adesão das instituições públicas de ensino superior ao Sisu 2026 e está disponível na página oficial do programa.
As faculdades e universidades que quiserem participar precisam oferecer ao menos duas vagas em cada curso e turno. Ainda assim, mesmo com as regras de cotas e ações afirmativas, o edital garante no mínimo uma vaga de ampla concorrência por curso e turno.
As instituições interessadas devem formalizar a adesão entre 27 de outubro e 28 de novembro, exclusivamente pelo sistema Sisu Gestão. Para isso, é necessário estar com todos os procedimentos da edição anterior do Sisu devidamente concluídos.
Durante o período de adesão, as instituições podem revisar o termo e fazer ajustes, mas só valerá a versão final assinada pelo representante legal dentro do prazo.







































