Natal dos Catadores celebra trabalho essencial e promove inclusão social no Museu da República

   Foto: Letícia Fidelis/Sema-DF

O Museu da República foi transformado neste sábado (14) em um espaço de solidariedade e reconhecimento durante o Natal dos Catadores 2024. O evento, voltado para catadores e catadoras de materiais recicláveis, suas famílias e a comunidade, destacou a importância da categoria para a sustentabilidade e promoveu momentos de celebração e conscientização.

Com uma programação diversificada, o evento ofereceu atrações para todas as idades. No Espaço Social, foram disponibilizados serviços como atendimento psicológico, vacinação e a presença da Carreta da Mulher, que levou informações sobre saúde feminina e combate à violência. Além disso, cestas básicas foram distribuídas às famílias presentes. Para as crianças, o Espaço Kids garantiu diversão com brinquedos infláveis, apresentações culturais e brincadeiras interativas.

A conscientização ambiental também esteve em pauta com uma feira de exposição, que apresentou iniciativas de reciclagem e manejo sustentável de resíduos, reforçando o papel essencial dos catadores na cadeia da economia circular.

O Natal dos Catadores é uma realização conjunta das secretarias do Meio Ambiente (Sema-DF) e de Relações Institucionais (Serins-DF), em parceria com o Comitê Intersetorial de Inclusão Social e Econômica dos Catadores de Recicláveis (Ciisc-DF) e o Instituto Rosa dos Ventos. Também colaboraram com a iniciativa o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e as secretarias da Mulher (SMDF) e de Trabalho, Desenvolvimento e Renda (Sedet-DF).

Mais do que uma celebração natalina, o evento reforçou o reconhecimento social e a valorização de uma categoria fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável e inclusiva.

Leia Também