A capital federal, apresenta uma variedade de atrações turísticas, que se destacam pela combinação entre elementos cívicos e beleza natural da área. Com o intuito de promover o crescimento de mais uma opção para os turistas, o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou, no último sábado (20), o lançamento da Rota das Uvas de Brasília.
Durante a cerimônia de abertura da Vinícola Brasília, no Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), o governador Ibaneis Rocha anunciou que a nova empreitada irá contribuir significativamente para a criação de novos postos de trabalho e aumento da renda, impulsionando a cadeia produtiva da região.
“Este é mais um local para a população do Distrito Federal conhecer, e conhecer com muito empenho, porque realmente está sendo feito um trabalho de grande êxito aqui nessa região como um todo”,pontuou o chefe do Executivo local. “Eu tenho certeza que isso aqui vai ser um sucesso, que vai render excelentes frutos para o Distrito Federal, para a nossa economia, para o emprego e para a renda da nossa cidade.”
O governo do Distrito Federal está empenhado em promover o crescimento econômico e o avanço do setor. Sendo assim, a Secretaria de Turismo elaborou um guia com sugestões de vinícolas locais, com o objetivo de informar os turistas sobre as atividades e produtos disponíveis na região, batizado de “O Caminho do Vinho de Brasília”. Essa iniciativa visa educar a população e contribuir com a divulgação do Enoturismo na cidade, conclui Cristiano Araújo.
O empreendimento Vinícola Brasília foi criado pela junção de dez fazendas de famílias que migraram para DF no final dos anos 70 e começo dos anos 80. Originários do Sul do país e com experiência na agricultura, os empreendedores optaram por se unir em torno de um interesse compartilhado: o amor pelos vinhos.
A arquitetura da vinícola remete a traços típicos de Brasília, com muito concreto, arcos e um espelho d’água.
O foco do empreendimento está nos processos que asseguram a produção e a qualidade das uvas, adotando práticas sustentáveis que priorizam a reutilização da água e a preservação da vegetação nativa, além de impulsionar a economia do Distrito Federal. Segundo os proprietários, são aproximadamente 100 empregos diretos, com potencial para mais 800 indiretos ao redor da cadeia produtiva da Vinícola, que oferecerá tours, degustações guiadas, cursos e outras atrações.
A inauguração ao público ocorrerá no aniversário de Brasília, neste domingo (21), com a apresentação de rótulos que prestam homenagem à cidade. O vinho Monumental Syrah, lançado em 2023, foi um dos 16 melhores na Avaliação Nacional de Vinhos, realizada em Bento Gonçalves (RS) no último novembro, promovido pela Associação Brasileira de Enologia.
A lista também inclui o Rosé Pilotis, o Sauvignon Blanc Cobogó, o Malbec Syrah Croqui, o Malbec Alvorada e o Syrah Alvorada. A produção estimada é de cerca de 300 mil garrafas por ano.