Saúde Preventiva: Programa atende moradores do DF com exames e consultas

    Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Na quarta-feira (20), o Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou a fase dois do programa Saúde Mais Perto do Cidadão, em Riacho Fundo. A proposta, que abrange uma área de 1.200 metros quadrados, disponibiliza consultas sem custo em diversas especialidades, incluindo ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de realização de exames laboratoriais e orientações sobre estilo de vida saudável. Até 29 de novembro, estão programados cerca de 300 atendimentos por dia, totalizando aproximadamente 3 mil atendimentos na região.

O projeto recebe o apoio de uma emenda parlamentar do deputado federal Alberto Fraga e, nos próximos meses, será ampliado para incluir quatro regiões administrativas adicionais: Sol Nascente, Estrutural, Ceilândia e Santa Maria. Cada uma dessas localidades poderá usufruir da estrutura por um intervalo de dez dias, com opções de agendamentos tanto presenciais quanto virtuais.

Além da assistência de especialistas capacitados, estão agendados 7,5 mil exames de sangue, mil análises de PSA (próstata), 800 testes de BHCG (gravidez), 3 mil ultrassonografias, 1,4 mil exames de Papanicolau, 2 mil eletrocardiogramas, mil raios-X, 100 tomografias e 3 mil avaliações de oftalmologia.

Os atendimentos de saúde sem custo na nova unidade ocorrem simultaneamente ao trabalho da equipe pioneira do programa móvel, que tem o apoio de uma emenda do deputado federal Gilvan Máximo e já atendeu mais de 117 mil pessoas em todo o Distrito Federal.

Impacto do programa

Iniciado em agosto, o programa Saúde Mais Perto do Cidadão já beneficiou mais de 118 mil indivíduos em regiões como São Sebastião, Ceilândia, Samambaia e Gama. Essa ação é viabilizada pelo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e pelo suporte financeiro de emendas de parlamentares.

Leia Também