Até o próximo sábado (5), o Recanto das Emas receberá uma nova edição do programa Saúde Mais Perto do Cidadão. A iniciativa do Governo do Distrito Federal (GDF) chegou à cidade nesta quarta-feira (2), oferecendo diversos serviços públicos de saúde gratuitos, que incluem desde consultas de rotina até exames de sangue, mamografia e eletrocardiograma. A estrutura está localizada no estacionamento da Biblioteca Pública Lúcio Costa, na Quadra 302.
Durante os quatro dias de evento, serã0 disponibilizados atendimentos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, urologia e mastologia, além de diversos exames como eletrocardiograma, mamografia, ultrassonografia e oftalmologia. Até agora, o programa itinerante já visitou Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia e Riacho Fundo II. O Saúde Mais Perto do Cidadão ainda prevê visitas a Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II. Esta ação do GDF é viabilizada com o suporte de emendas parlamentares do deputado federal Gilvan Máximo.
Como participar?
Para utilizar os serviços de saúde, é necessário apresentar alguns documentos para efetuar o cadastro no sistema, incluindo a carteira de identidade, CPF e o cartão do SUS. Além disso, é importante fornecer um número de telefone para contato.
Os laudos dos exames realizados no Saúde Mais Perto do Cidadão estão disponíveis para retirada no local onde foram feitos a partir do dia seguinte, ou poderão ser enviados automaticamente pelo WhatsApp (99812-6936) assim que forem finalizados e disponibilizados pelo laboratório. O tempo estimado para a entrega dos resultados de sangue é de 48 horas, para urina é de 72 horas e para exames de prevenção (PCCU) é de 15 dias.
Para verificar o resultado pelo WhatsApp, é necessário enviar uma imagem do documento de identidade e esperar o envio do relatório. A senha para acessar o documento corresponde à data de nascimento do paciente.