Em uma cerimônia realizada na manhã desta sexta-feira (9/8) na Praça do Palácio do Buriti, o governador Ibaneis Rocha (MDB) entregou mil certidões de registro de lotes a famílias de diversas regiões administrativas do Distrito Federal. A ação beneficia diretamente cerca de 4 mil pessoas residentes em Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Guará, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, Santa Maria, São Sebastião, Sol Nascente, Varjão, Vila Planalto, Taguatinga, Samambaia e Sobradinho II.
Durante o evento, que reuniu centenas de famílias, Ibaneis Rocha destacou a importância de obter uma escritura, ressaltando o impacto social e econômico da regularização fundiária. “São pessoas que estavam há vários anos com os imóveis de forma irregular e que, por meio de um trabalho conjunto da Codhab e da Seduh, e com participação da Câmara Legislativa, que aprovou toda a legislação, permitiu que a gente fizesse essa regularização hoje”, afirmou o governador. Ele acrescentou: “É uma alegria ver o olhar das pessoas que receberam suas escrituras e daqueles que ainda vão receber. É um documento muito esperado por todos.”
Além das certidões, o evento também marcou a entrega de 295 passaportes do programa Morar DF, que oferece subsídios para a entrada na casa própria. Em uma medida voltada para a comunidade de São Sebastião, Ibaneis Rocha assinou o edital que autoriza a contratação de estudos e projetos necessários para a regularização do Morro da Cruz II, um bairro que há anos pleiteia legalização.
“É uma população muito carente aqui do Distrito Federal, que há anos pleiteava essa regularização”, enfatizou o governador ao assinar o edital. Os serviços previstos incluem o plano de uso e ocupação do solo, projetos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica e iluminação pública, paisagismo e um plano de reassentamento.