O Governo do Distrito Federal (GDF) nomeou 4.604 servidores públicos entre abril e julho deste ano, reforçando áreas essenciais como Saúde e Educação. Esta nomeação inclui o maior chamamento de docentes da história do DF, com 3.106 professores da educação básica, além de médicos, enfermeiros e técnicos em diversas áreas, atendendo a uma demanda de recomposição de quadros que se arrastava por décadas.
Reforço na Educação
A Educação foi uma das áreas mais beneficiadas, com a nomeação de 3.400 servidores nos últimos meses. Além dos 3.106 professores, foram incluídos 259 gestores em políticas públicas e gestão educacional, e 80 pedagogos, que se juntarão aos quase 12 mil servidores nomeados desde 2019. Estes profissionais irão atuar em 800 unidades escolares do DF, melhorando a qualidade do ensino e o atendimento aos estudantes.
Avanços na Saúde
Na área da Saúde, foram nomeados 423 médicos, 223 técnicos em enfermagem, 20 enfermeiros e oito médicos do trabalho. Esses profissionais reforçarão as equipes de hospitais, unidades básicas de saúde (UBSs) e unidades de pronto atendimento (UPAs), que foram ampliadas nos últimos cinco anos com um investimento de mais de R$ 48 bilhões.
Outras Áreas Beneficiadas
A carreira de analista e gestor em Políticas Públicas e Gestão Governamental (PPGG) foi recomposta após 20 anos, com a nomeação de 150 analistas e 70 gestores. Estes servidores atuarão em administrações regionais, secretarias e na Fundação Jardim Zoológico de Brasília, proporcionando suporte multifuncional à administração pública.
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) também recebeu sua primeira nomeação de servidores concursados da história, fortalecendo suas áreas de engenharia, arquitetura, administrativa e jurídica. Além disso, a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do DF (Seagri) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) tiveram seus quadros recompostos com servidores de diferentes especialidades.
Declaração do Governador
O governador Ibaneis Rocha destacou a importância das nomeações: “Nós temos feito as nomeações sempre que possível e com muita responsabilidade com o nosso orçamento. Reforçamos a Saúde com médicos e enfermeiros e também a Educação com o chamamento de professores efetivos, além de outras áreas que necessitavam de uma recomposição do quadro. Esses chamamentos são para que a população tenha um melhor atendimento na ponta”.
Nomeações
– Agente de vigilância ambiental em saúde: 8
– Analista:24
– Analista de desenvolvimento e fiscalização agropecuária:34
– Analista de apoio à assistência judiciária: 13
– Analista em atividades de trânsito: 25
– Analista em políticas públicas e gestão governamental: 150
– Analista previdenciário: 7
– Assistente: 35
– Defensor público: 1
– Enfermeiro (20h): 20
– Especialista em assistência social: 2
– Gestor em políticas públicas e gestão educacional:259
– Gestor em políticas públicas e gestão governamental:70
– Médico (20h): 423
– Médico do trabalho (Subsaúde):8
– Pedagogo: 80
– Procurador do DF: 4
– Professor de educação básica (40h): 3.106
– Regulador de serviços públicos:2
– Técnico de desenvolvimento e fiscalização agropecuária:64
– Técnico de regulação de serviços públicos:2
– Técnico em assistência social: 11
– Técnico em atividades de trânsito:33
– Técnico em enfermagem: 223
Totalizando 4.604 nomeações, essas ações refletem o compromisso do GDF em melhorar os serviços públicos oferecidos à população, garantindo um atendimento mais eficiente e qualificado.