A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) lançou edital para o preenchimento de 7.033 vagas em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) oferecidos gratuitamente pela rede pública.
As oportunidades são para o segundo semestre de 2025 e abrangem cursos técnicos de nível médio, especializações técnicas e formações de qualificação profissional.
As inscrições serão abertas à meia-noite do dia 20 de junho e seguem até 25 de junho, exclusivamente pelo site oficial da SEEDF. A seleção será feita por sorteio eletrônico com programação randômica. A divulgação da primeira chamada está prevista para 11 de julho. A matrícula dos selecionados será realizada entre os dias 14 e 19 do mesmo mês.
A rede pública contará com 12 unidades educacionais ofertando cursos nas mais diversas áreas. Entre elas estão a Escola Técnica de Ceilândia, a Escola Técnica do Guará, a Escola Técnica de Planaltina e a Escola de Música de Brasília. Também participam do processo instituições voltadas à educação de jovens e adultos, como o Cejaep e o Cesas.
Parte das vagas será ofertada por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que destinará 155 vagas a estudantes do ensino médio da rede pública matriculados na 1ª série.
O edital também prevê que 20% das vagas em cada curso sejam reservadas para pessoas com deficiência. Caso não sejam ocupadas, elas serão redistribuídas para os demais inscritos conforme a ordem do sorteio.
A lista de espera será publicada no dia 23 de julho. Os convocados para essa segunda chamada deverão comparecer para matrícula nos dias 24 e 25 do mesmo mês. A ausência injustificada por mais de 15 dias letivos resultará na perda da vaga.
No ato da matrícula, será necessário apresentar documentação pessoal, comprovante de residência, histórico escolar, fotos 3×4, exame de tipagem sanguínea e declaração de escolaridade. Candidatos com deficiência ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem apresentar laudos e documentos específicos.
Todas as informações sobre os cursos, critérios de seleção e documentação exigida podem ser consultadas pelo site da SEEDF,Secretaria de Educação do DF.