Fiscalização de trânsito inicia cobrança de CRLV atualizado a partir de 1º de outubro

   Reprodução web

O prazo para que os proprietários de veículos com placas de finais 1 e 2 renovem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) encerra-se nesta segunda-feira (30). A partir de terça-feira (1º/10), começará a fiscalização, que exigirá o documento atualizado.

Para veículos com placas de outros finais, os prazos são os seguintes:

– Finais 3, 4 e 5: até 31 de outubro;
– Finais 6, 7 e 8: até 30 de novembro;
– Finais 9 e 0: até 31 de dezembro.

A fiscalização para esses grupos terá início no dia seguinte ao término do prazo: 1º de novembro, 1º de dezembro e 1º de janeiro de 2025, respectivamente.

Para emitir ou atualizar o CRLV digital, é necessário estar em dia com o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), multas e outros tributos anuais obrigatórios.

O motorista que for pego com o documento vencido estará sujeito a uma infração gravíssima, resultando em sete pontos na carteira, multa de R$ 293,47 e remoção do veículo para o depósito do Detran.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN/DF), a frota total de veículos no DF é de 2.072.179. Até a última quarta-feira (25), 753.777 veículos já haviam quitado o IPVA, conforme informações da Secretaria de Economia (Seec).

Leia Também