A Rodoviária do Plano Piloto, um dos principais pontos de transporte público do Distrito Federal, foi oficialmente concedida à iniciativa privada nesta terça-feira (15). O contrato, assinado entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Consórcio Catedral, marca o início de uma nova fase de gestão do espaço, que ficará sob responsabilidade privada pelos próximos 20 anos. A expectativa é de que a concessão traga melhorias significativas para os usuários, incluindo infraestrutura mais moderna e serviços de qualidade.
Apesar da privatização, o valor da passagem do transporte público, uma preocupação comum entre os usuários, não sofrerá alteração. Segundo o GDF, o objetivo é melhorar a eficiência da rodoviária sem impactar negativamente a população, mantendo a essência do atendimento público.
Investimentos e melhorias programadas
O consórcio prevê um investimento total de R$ 55 milhões, que será distribuído ao longo de quatro anos. Os recursos serão aplicados em três áreas principais: melhorias estruturais, modernização das instalações e requalificação do estacionamento. O cronograma de execução das obras será detalhado nos próximos meses, após a aprovação dos projetos.
As obras serão cuidadosamente planejadas para evitar transtornos aos passageiros. Segundo os responsáveis, os trabalhos serão realizados, sempre que possível, em horários de menor fluxo, como à noite, para minimizar o impacto no dia a dia dos usuários da rodoviária.
Transição e gestão
Um comitê de transição será formado para garantir uma passagem suave para a gestão privada. Esse grupo contará com dois representantes da concessionária e dois da Secretaria de Transporte e Mobilidade, que juntos definirão as prioridades de ação para os próximos meses.
Além de melhorias na infraestrutura, o consórcio promete elevar o padrão de segurança, iluminação e limpeza na rodoviária, oferecendo um ambiente mais seguro e confortável para os usuários. “A ideia é que a rodoviária se torne um espaço mais agradável e eficiente, com padrão elevado de atendimento”, afirmou um dos representantes do Consórcio Catedral.
Estacionamento e tarifas
Uma das mudanças previstas é a implementação de um estacionamento pago. O valor projetado para o uso do estacionamento na plataforma superior da rodoviária será de R$ 5 por hora. A área abrange regiões próximas ao Conic, ao Sesi Lab e ao Conjunto Nacional. No entanto, as áreas inferiores do Conic e do Conjunto Nacional, bem como a Galeria dos Estados, não estão incluídas na licitação e seguirão sob a gestão pública.
Justificativa para a concessão
A decisão de privatizar a gestão da rodoviária foi motivada pela necessidade de aprimorar os serviços e desonerar os custos do poder público. O GDF reconheceu limitações na gestão direta do espaço e optou por trazer a expertise do setor privado. O processo de elaboração da proposta de privatização começou em 2019 e passou por diversas etapas, incluindo ajustes no Tribunal de Contas, debates na Câmara Legislativa e validações do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). A população também foi consultada por meio de audiências públicas.