Quem adentra o Planetário de Brasília Luiz Cruls mergulha em um fascinante centro de saber e exploração científica. Completando meio século nesta sexta-feira (15), o emblemático local proporciona experiências educativas e imersivas sobre astronomia e ciências espaciais para os habitantes da capital.
Ao longo dos anos, o órgão público sob a tutela da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF) tem desenvolvido iniciativas de divulgação científica, exposições e projeções que contribuem para popularizar a astronomia entre os frequentadores, que são convidados a desbravar os mistérios do universo sem sequer sair do lugar.
No topo do Planetário, os visitantes têm a oportunidade de apreciar filmes sobre os corpos celestes, explorar exposições sobre o sistema solar e visitar uma área dedicada à Agência Espacial Brasileira. Essa é uma ocasião singular para conectar-se com aspectos para além da capacidade visual humana, proporcionando também a chance de aprofundar o conhecimento em astronomia.
O arquiteto carioca Sérgio Bernardes foi o responsável por projetar a arquitetura modernista do planetário. Sua estrutura lembra um disco voador que aterrissou suavemente sobre o gramado do Eixo Monumental. Com uma área construída de três mil metros quadrados, o prédio está estrategicamente localizado entre a Torre de TV e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O Planetário de Brasília Luiz Cruls recebeu seu nome em 2021, em tributo ao astrônomo e geodesista belga que liderou a Comissão Exploradora do Planalto Central. Conhecida como Missão Cruls, o grupo composto por 21 cientistas teve a importante missão de selecionar e demarcar o local para a construção da capital brasileira futura.



Serviço
Planetário de Brasília
⇒ Entrada gratuita
⇒ Endereço: Setor de Divulgação Cultural/Eixo Monumental
⇒ Visitação gratuita, aberta de terça-feira a domingo, das 7h30 às 19h
⇒ Para visita de grupos, é necessário fazer agendamento prévio pelo telefone (61) 98199-2692