Celebrações do aniversário de Brasília incluem a tradicional Troca da Bandeira

Brasília se prepara para mais um momento de forte simbolismo cívico. Neste domingo (20), às 9h30, a tradicional Troca da Bandeira Nacional — conhecida popularmente como Bandeirão — será realizada na Praça dos Três Poderes, em uma edição especial que integra as comemorações dos 65 anos da capital federal.

Embora a cerimônia ocorra, normalmente, no primeiro domingo de cada mês, neste mês de abril ela foi excepcionalmente transferida para o dia 20 para fazer parte da programação oficial do aniversário da cidade.

Coordenada pela Casa Militar do Distrito Federal, a solenidade será executada pela Polícia Militar do DF e pelo Corpo de Bombeiros Militar, que terão a missão de substituir a imponente Bandeira Nacional, hasteada em um mastro de 110 metros de altura — o maior do Brasil.

Devido ao desgaste natural causado pelo sol, vento e chuvas, a bandeira é trocada mensalmente, conforme determina a Lei Federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que trata da forma e da apresentação dos símbolos nacionais.

O evento tem caráter cívico e reúne, ao longo do ano, as Forças Armadas e as forças de segurança do DF em um revezamento que mantém viva a tradição e o respeito aos símbolos do país.

Aberta ao público, a solenidade é um convite ao sentimento de pertencimento e valorização da história do Brasil. Celebrar a Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes — epicentro político do país — é uma forma de reforçar a identidade nacional, principalmente em um mês tão significativo para Brasília.

 

Leia Também