Vacinação contra dengue terá aumento significativo no Brasil a partir de 2025

   Divulgação Ministério da Saúde

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse nesta segunda-feira (8) que o Ministério da Saúde trabalha intensamente com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocrusa) para ampliar a produção de doses contra dengue.

O governo brasileiro discute a transferência de tecnologia com a Takeda, laboratório japonês responsável pela produção da vacina, para ampliar o número de doses distribuídas no país e os clientes-alvo. No momento, estamos vacinando crianças de 10 a 14 anos.

“Estamos colaborando com a Fundação Oswaldo Cruz, que é responsável por parcerias com laboratórios privados para aumentar essa produção, mas há algumas questões técnicas que precisam ser abordadas”, disse Nísia em entrevista coletiva no Palácio do Planalto.

A ministra disse ainda que,“a vacina, hoje, está em frasco de dose única. Isso leva a um problema muito grande em relação ao números de doses que precisam ser produzidas. Todas as modificações de produção têm que passar pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Estamos acertando toda essa parte técnica num trabalho muito intenso pra poder ter uma oferta maior. Teremos uma oferta maior a partir do próximo ano? Sim. Neste ano? Não tenho otimismo, sendo muito realista, de que a gente consiga essa ampliação.”

Leia Também