Justiça Eleitoral promove campanha para incentivar o alistamento de jovens eleitores

   Divulgação TSE

A nova Semana Eleitoral 2024 foi lançada hoje pelo Tribunal Eleitoral com o objetivo de incentivar o recenseamento de jovens entre os 15 e os 17 anos que, embora não sejam obrigatórios, já podem participar nas eleições autárquicas de novembro.

O programa também visa orientar quem terá a primeira obrigação eleitoral, que completará 18 anos antes das eleições que serão realizadas nos dias 6 de outubro (primeiro turno) e 27 de outubro (segundo turno).

Segundo a Justiça Eleitoral, mais de 417 mil jovens entre 15 e 17 anos se inscreveram para votar entre janeiro e fevereiro deste ano. Os jovens de 15 anos podem candidatar-se se tiverem 16 anos, idade mínima para votar, no dia do primeiro turno das eleições.

Durante a campanha do TSE, era normal que muitos jovens se cadastrassem para votar, por exemplo, antes das eleições de 2022, 100 mil jovens se inscreveram durante os cinco dias de campanha, quando normalmente são contados os votos. apoio de pessoas, pessoas respeitáveis ​​na comunidade e agências.

A consolidação ocorre normalmente entre Março e Abril, várias semanas antes do final do período de recenseamento eleitoral pré-eleitoral. Este ano, o prazo para recebimento do título de eleitor é 8 de maio. Após esta data, o recenseamento eleitoral ficará suspenso até depois da votação.

Em 2022, o tema da campanha com foco em redes sociais como Instagram e TikTok é “Participe do Primeiro Festival de Votação e Justiça Eleitoral – Sua Voz Fará História”. A documentação de integração está disponível no site do TSE.

Leia Também