O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou em seu Instagram que o Distrito Federal não implementará o novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), que deve ser introduzido em 2025. A decisão, segundo Ibaneis, visa proteger os cidadãos de custos adicionais, evitando a cobrança do seguro junto ao IPVA ou ao licenciamento anual de veículos.
O governador também mencionou que estados como Minas Gerais e Santa Catarina optaram por não adotar o SPVAT, enfatizando a prioridade de não sobrecarregar financeiramente a população em um cenário de inflação e aumento de tarifas.
A recriação do DPVAT foi sancionada pela Lei nº 207 em 2024, que permite convênios entre estados e a União para a implementação do seguro.
Com essa medida, os motoristas do DF não precisarão arcar com essa despesa no próximo ano, enquanto o debate sobre a adoção do SPVAT continua em outras regiões do Brasil.
A gestão local reafirma seu compromisso em manter ações voltadas para o alívio econômico das famílias brasilienses, priorizando o bem-estar da população.