O Núcleo de Radiologia e Imagenologia do Hospital de Base está prestes a formalizar um novo nível na prestação de serviços do Diagnóstico por Imagem no Distrito Federal. O novo equipamento de Ressonância Magnética, que deve iniciar o funcionamento até o final do primeiro semestre do ano que vem, fortalecerá a capacidade do hospital em realizar exames de alta complexidade, trazendo maior precisão e segurança para o tratamento das doenças.
O novo aparelho, já entregue e que já se encontra dentro da sala de radiologia, representa um ganho significativo para a rede pública de saúde da região. É capaz de realizar exames não invasivos, com alta precisão e papel essencial na detecção, diagnóstico e acompanhamento de diversas doenças. O aparelho pode ser utilizado para qualquer faixa etária, incluindo crianças e gestantes, sendo uma ferramenta versátil e fundamental para a atenção na rede pública.
A expectativa inicial é de que o aparelho realize cerca de 15 exames ao dia e esse número deve crescer à medida que o serviço for se consolidando e surgirem novas demandas por procedimentos complexos.O que deverá contribuir para a redução da fila de espera e a melhoria do atendimento à população do DF. Contudo, até que ele possa iniciar o funcionamento, ainda será necessário passar por algumas etapas de montagem e ajustes. Somente depois que esses ajustes forem realizados que o atendimento à população estará estabelecido.
A aquisição do aparelho foi feita através de um programa do Ministério da Saúde, com custo total de R$ 5,28 milhões.A chegada deste novo equipamento vem consolidar a função do Hospital de Base como referência em tratamento e diagnóstico de alta complexidade no DF.