Sintomas como dor de cabeça, mal-estar, febre e fraqueza são sintomas comuns de diversas doenças, incluindo dengue e gripe. Caso haja suspeita de alguma dessas doenças, é importante aumentar a hidratação e evitar a automedicação. Somente um médico poderealizar o diagnóstico correto.
Transmissão
A dengue é causada pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. “São insetos domésticos que vivem dentro ou ao redor de casas ou outros locais frequentados por pessoas, como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas”, segundo o Ministério da Saúde.
A dengue costuma apresentar como primeiro sintoma a febre alta de início súbito, geralmente com duração de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de mal-estar, fraqueza, dores atrás dos olhos e manchas. vermelho na pele. É importante estar atento aos sintomas que indicam uma doença grave, que podem surgir após o desaparecimento da febre, entre o 3º e o 7º dia do início da doença.
Já a gripe é uma infecção respiratória causada que é mais frequentemente transmitido de pessoa para pessoa no inverno, embora possa ocorrer em outras épocas do ano.
“Os sintomas geralmente aparecem repentinamente, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Eles geralmente desaparecem espontaneamente em cerca de sete dias, embora tosse, mal-estar e fadiga possam persistir por várias semanas”.
Sintomas da dengue:
– Febre alta;
– Dores no corpo e nas articulações;
– Dor atrás dos olhos;
– Mal-estar;
– Dor de cabeça;
– Manchas vermelhas no corpo.
Os sinais de alerta da dengue são caracterizados principalmente por:
Dor abdominal intensa e contínua;
Vômito persistente;
Acúmulo de líquidos;
Sangramento da mucosa;
Irritabilidade.
Sintomas de gripe:
Febre;
Frio;
Dor de garganta;
Tosse;
Dor corporal;
Dor de cabeça;
Dor nas articulações;
Diarréia;
Vômito;
Fadiga;
Prostração;
Rouquidão;
Olhos vermelhos e lacrimejantes.