Fato por Fato Banner

União Progressista posiciona Celina Leão no centro do projeto político do DF

   Foto:Lucio Bernardo Jr/Agencia Brasília

Será lançada oficialmente nesta terça-feira (29), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a federação partidária União Progressista, composta pelos partidos Progressistas (PP) e União Brasil.

O evento marca a formação de uma das maiores forças políticas do país e tem reflexos diretos no cenário eleitoral do Distrito Federal, especialmente no fortalecimento da pré-candidatura da  vice-governadora Celina Leão (PP) ao Governo do DF em 2026.

Sob a liderança de Ciro Nogueira (PP) e Antônio Rueda (União Brasil), a federação surge com números expressivos: 109 deputados federais, 13 senadores, seis governadores, mais de 1.300 prefeitos e milhares de vereadores em todo o Brasil. A dimensão da estrutura garante capilaridade, amplitude de diálogo e presença nacional, com projeções também sobre as disputas locais.

No Distrito Federal, Celina Leão conta com o apoio  declarado do governador Ibaneis Rocha (MDB) e de setores da base governista. Com a consolidação da federação, seu nome passa a integrar um projeto coletivo de centro-direita com alinhamento institucional, potencial de comunicação ampliado e presença consolidada nas próximas eleições.

Na Câmara Legislativa do DF, a União Progressista inicia sua atuação com três distritais: Pepa e Daniel de Castro (PP), e Eduardo Pedrosa (União Brasil). Para as eleições de 2026, está prevista a formação de uma nominata única para os cargos proporcionais, priorizando candidatos com forte presença eleitoral. Entre os nomes em articulação estão o ex-deputado Roney Nemer, cotado para retornar à CLDF, e Eduardo Pedrosa, que pode disputar uma vaga na Câmara dos Deputados.

Além da força política, a federação contará com aproximadamente dois minutos de tempo de propaganda em rádio e televisão, além de acesso a um fundo partidário significativo — elementos fundamentais para a estruturação de campanhas eleitorais. A unificação também contribui para o alinhamento de posicionamentos, fortalecendo o discurso e a estratégia de comunicação.

No plano nacional, a União Progressista segue avaliando nomes para a disputa presidencial de 2026. Entre os cotados, estão o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e a senadora Tereza Cristina (PP). Já no DF, a pré-candidatura de Celina Leão é tratada como prioridade dentro da nova aliança.

Com a criação da federação, o Distrito Federal passa a integrar um movimento político de abrangência nacional, onde planejamento, convergência de forças  compõem a base de um novo ciclo político que se aproxima.

Leia Também