O governador Ibaneis Rocha (MDB) escolheu o último sábado de maio para anunciar uma medida que entra para a história da segurança pública do Distrito Federal: a convocação de 1.200 novos policiais militares, prevista para novembro, e o início do primeiro curso de formação de subtenentes da PMDF, programado para agosto de 2025.
O evento, organizado pelo deputado distrital Hermeto (MDB) no Park Way, reuniu policiais da ativa e da reserva em um clima de confraternização, mas também de reconhecimento. Presentes à cerimônia estavam a vice-governadora Celina Leão (PP), os deputados federais Rafael Prudente (MDB) e Gilvan Máximo (Republicanos), o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o secretário de Governo, José Humberto Pires, e a comandante da corporação, coronel Ana Paula Habka.
Em sua fala, Ibaneis destacou o compromisso com o fortalecimento da Polícia Militar, não apenas por meio da recomposição do efetivo, mas também com ações voltadas à valorização da carreira. “Com o decreto assinado na semana passada, lançaremos o primeiro curso de formação de subtenentes já em agosto, para garantir que a nova etapa da hierarquia da PMDF se concretize no menor prazo possível”, afirmou o governador.
O número anunciado ,1.200 nomeações representa o segundo maior reforços da história recente da corporação. Para os policiais presentes, a notícia foi recebida com entusiasmo ,para além de números, o anúncio reforça a confiança no trabalho diário de quem está nas ruas e nas salas de aula das escolas cívico-militares, outro pilar destacado pelo governador.
Segundo Ibaneis Rocha, o GDF já assegurou os recursos para ampliar o número dessas escolas, que contam com atuação direta de militares da reserva. “As escolas cívico-militares são um verdadeiro sucesso. Não há quem questione esse modelo, conduzido com excelência pelo pessoal da reserva”, disse, com evidente orgulho.
A vice-governadora,Celina Leão também reforçou o discurso de valorização da categoria. Em falas reservadas, lideranças políticas que acompanham de perto a gestão da segurança pública no DF destacam que poucas vezes os policiais se sentiram tão incluídos nas decisões estratégicas do governo. O deputado Hermeto, anfitrião do evento, sintetizou esse sentimento ao agradecer ao governador e à vice pela atenção permanente aos profissionais da segurança: “Este governo tem feito justiça àqueles que dedicam a vida à proteção da sociedade”.
O gesto do governo local sinaliza um caminho de construção com diálogo, investimento e reconhecimento.
Aos olhos atentos das centenas de homens e mulheres que dedicaram (ou ainda dedicam) suas vidas ao serviço público, o sábado foi mais do que uma confraternização. Foi um momento de escuta , visibilidade e reconhecimento.