Neste domingo (6), 155,9 milhões de eleitores em 5.569 municípios brasileiros irão às urnas para escolher seus prefeitos e vereadores. Para evitar transtorno a Justiça Eleitoral recomenda que os eleitores verifiquem com antecedência o local de votação, o que pode ser feito de forma simples e prática através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos tribunais regionais (TREs) ou pelo aplicativo e-Título. Este último, além de exibir o local da seção eleitoral, oferece geolocalização para facilitar o deslocamento no dia da eleição.
Para acessar as informações pelo site do TSE, o eleitor deve preencher dados como nome completo, número do título de eleitor ou CPF, além da data de nascimento e nome da mãe. Com isso, o sistema exibirá o número da inscrição, a zona eleitoral e o local de votação. O mesmo pode ser feito pelo portal dos TREs.
Já o aplicativo e-Título, disponível para download em sistemas Android e iOS, oferece uma experiência mais interativa, permitindo que o eleitor tenha as informações sobre sua seção eleitoral logo na tela inicial. O app também conta com uma ferramenta de geolocalização, que guia o eleitor até o local de votação.
No dia da eleição, o eleitor pode optar por levar o e-Título ou um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, CNH, passaporte ou carteira de trabalho. Não é obrigatório apresentar o título de eleitor impresso, desde que o eleitor esteja com a inscrição eleitoral em situação regular. Documentos com validade expirada também serão aceitos, desde que permitam a identificação do eleitor.
Essa organização é essencial para garantir que o processo eleitoral transcorra de forma eficiente e sem transtornos.