A rede estadual de educação de Goiás foi eleita a melhor do país no ensino médio durante a primeira edição do Prêmio MEC da Educação Brasileira, realizada nesta terça-feira (12) no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília. No total, o estado levou quatro premiações.
Entre os destaques está o Colégio Estadual Professora Aurelice Gomes da Fonseca, de Formosa, apontado como uma das instituições com melhor desempenho no ensino médio na região Centro-Oeste. Dois estudantes goianos também subiram ao palco: Lui Vinícius Alves de Abreu e Tawany Costa Santos foram premiados pelas melhores redações do Enem na região.
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) celebrou o resultado, atribuindo o desempenho a um esforço contínuo de gestão. “Com engajamento em modo contínuo, a rede estadual trabalhou o tempo todo, com pique de chegar ao pódio. Goiás tem a melhor educação do Brasil”, afirmou.
Criado pelo Ministério da Educação neste ano, o prêmio reconhece boas práticas de redes e escolas públicas, incentivando a qualidade do ensino, a permanência dos estudantes e a inclusão. Além do troféu, os vencedores recebem R$ 500 mil para investimentos na área.
Sete municípios goianos foram contemplados em diferentes categorias, da educação infantil ao ensino fundamental:
- Damolândia – Maior taxa de cobertura em creche (Educação Infantil – Municípios)
- Goianésia – Melhor resultado por escolas e anos iniciais do fundamental (Alfabetização – Escolas)
- Santa Bárbara de Goiás – Melhor resultado por municípios (Alfabetização)
- Santa Rita do Novo Destino – Melhor resultado nos anos iniciais do fundamental (Municípios)
- Rio Verde – Melhores resultados nos anos finais do fundamental (Escolas municipais e municípios)
- Goiandira – Melhor resultado em educação em tempo integral nos anos iniciais do fundamental (Municípios)
- Itumbiara – Melhor resultado em educação em tempo integral na educação infantil (Municípios)
Esta é a segunda vez que Goiás recebe destaque nacional neste ano. Em fevereiro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO) e o governo estadual receberam o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização pelo programa AlfaMais Goiás, criado em 2021 em parceria com os 246 municípios do estado para fortalecer o aprendizado nos primeiros anos escolares.