A campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal entra em nova fase e agora está disponível para toda a população a partir dos seis meses de idade. A medida, anunciada pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), busca ampliar a cobertura vacinal e frear a circulação do vírus influenza, que segue como um dos principais responsáveis por internações e mortes por doenças respiratórias no país.
Com mais de 300 mil doses em estoque, a vacina está disponível em todas as 164 salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do DF. A expectativa da pasta é de que, à medida que as doses forem aplicadas, novas remessas possam ser solicitadas ao Ministério da Saúde.
A imunização é gratuita e pode ser feita sem agendamento. Para receber a dose, basta apresentar um documento de identidade com foto — e, se possível, a caderneta de vacinação. A lista completa dos locais de aplicação está disponível no site da Secretaria de Saúde: www.saude.df.gov.br.
Gripe é coisa séria
Segundo dados da SES-DF, até o último dia 13 de maio, 272 mil doses já haviam sido aplicadas — 12 mil somente no Dia D de mobilização, realizado no dia 10. Apesar do avanço, o número ainda está abaixo da meta ideal, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos, gestantes e crianças pequenas.
A vacina utilizada nesta campanha é atualizada anualmente, com proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B, os subtipos mais comuns em circulação. Ela pode ser aplicada simultaneamente com outras vacinas do calendário básico de imunização, o que facilita a adesão de quem precisa atualizar mais de uma dose.
Mais do que um cuidado individual, vacinar-se contra a gripe é um ato de responsabilidade social. O vírus influenza, embora muitas vezes confundido com resfriados leves, pode evoluir rapidamente para quadros graves, especialmente em pessoas com comorbidades, idosos, crianças pequenas e gestantes.
Estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos mostram que a vacinação pode reduzir em até 35% o risco de hospitalizações por gripe entre os grupos de maior risco.
Se você ainda não se vacinou, este é o momento ideal para procurar a UBS mais próxima e garantir sua dose de proteção.
SERVIÇO
– Vacinação contra a gripe no DF
– A partir de 6 meses de idade
– 164 salas de vacinação nas UBSs do DF
– Levar documento com foto e, se possível, caderneta de vacinação
– Locais e horários: www.saude.df.gov.br