Tendas de acolhimento alcançam marca de mais de 31 mil atendido

    Foto: Geovana Albuquerque / Agência Brasília

As tendas de hidratação para pacientes com dengue foram responsáveis ​​pelo atendimento de aproximadamente 27,28% dos casos suspeitos de dengue no Distrito Federal. No total, contabilizando o número de unidades básicas de saúde (UBS) e locais de acolhimento, 114.023 pessoas receberam atendimento entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro, na terça-feira de carnaval.

Desde o primeiro dia de funcionamento, 20 de janeiro, até a terça-feira de carnaval foram registrados 31.108 atendimento . Desse total, 8.272 pacientes necessitaram de hidratação intravenosa. Até ao momento, o mês de fevereiro registou 47.736 consultas, tanto nas estruturas de acolhimento como nas UBS.
De 1º a 19 de janeiro deste ano, antes do início do funcionamento das barracas, as UBS registraram 25.475 consultas. Naquela época, as unidades já estavam adaptadas para casos de dengue com salas equipadas para hidratação intravenosa.

Com a instalação das tendas, o número de atendimentos aumentou cerca de 60,2% – 40.812 pacientes foram atendidos entre 21 e 31 de janeiro. No total, no primeiro mês do ano, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) acolheu 66.287 pessoas com dengue, em UBS e barracas.

O governo do Distrito Federal já anunciou que aumentará de nove para 20 o número de barracas de hidratação para a população. As estruturas serão instaladas em Vicente Pires, Varjão, Gama, Taguatinga, Guará, Plano Piloto, Paranoá, Planaltina e Águas Claras . Ceilândia e Samambaia, que já contam com estrutura, também serão beneficiadas com espaço adicional para recepção.
Estratégia operacional

Foram implantadas tendas de acolhimento devido à necessidade de ampliar o atendimento aos usuários com suspeita de dengue, reduzindo assim a probabilidade de complicações e morte. Atualmente, as barracas estão distribuídas em nove regiões administrativas do DF: Sol Nascente, Brazlândia, Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Sobradinho.

Endereço de cada uma das tendas de acolhimento disponíveis no momento:

⇒ Brazlândia – Setor Tradicional, Quadra 16
⇒ Ceilândia – QNM 13, Módulo B
⇒ Estrutural – Setor Central, Área Especial 5
⇒ Recanto das Emas – Av. Recanto das Emas, Quadra 300
⇒ Samambaia – Quadra 302, Conjunto 13, Lote 5 (Centro Urbano)
⇒ Santa Maria – Quadra Central 1, Conjunto H, Lote 1
⇒ São Sebastião – Quadra 101, Conjunto 8
⇒ Sobradinho – Quadra Central, Setor Administrativo, Lote A
⇒ Sol Nascente/Pôr do Sol – SHSN VC 311, Trecho II.

Leia Também