A Associação dos Moradores do Jardim Botânico (AJAB) se prepara para um novo capítulo de sua história. Nesta segunda-feira (24), síndicos e moradores da região se reunirão no Lago Sul, em Brasília, com a missão de revitalizar a entidade e resgatar seu papel na defesa dos interesses da maior cidade condominial do Distrito Federal, que abriga mais de 150 mil habitantes.
Criada para representar os anseios da comunidade, a AJAB tem em seu histórico conquistas fundamentais, como a emancipação do Jardim Botânico em 2004, quando deixou de ser subordinado ao Lago Sul e se tornou uma Região Administrativa independente. Além disso, teve papel crucial na criação da Lei Federal n.º 13.465/2017, marco na regularização fundiária no DF, garantindo segurança jurídica a milhares de moradores.
O encontro desta segunda-feira discutirá estratégias para fortalecer o diálogo com o poder público e ampliar a representatividade da associação.Um dos pontos centrais do encontro será a escolha de um novo presidente para a entidade. O nome mais cotado é o do jornalista Toni Duarte, editor do Radar DF.
Com vasta experiência na cobertura de pautas locais e reconhecido por seu engajamento comunitário, Duarte é apontado como uma liderança capaz de resgatar a força da AJAB e ampliar sua atuação.
“A AJAB surgiu moldada na luta em defesa dos interesses de uma cidade e carrega consigo o legado de transformar sonhos em direitos, como a regularização dos condomínios e a consolidação do Jardim Botânico como uma região próspera e reconhecida”, afirmou Toni Duarte.
Para Claudemir Pita, um dos membros mais atuantes da associação, a indicação de Duarte pode representar um novo fôlego para a entidade,“a indicação de Toni Duarte reflete o desejo da comunidade de alinhar experiência jornalística e conhecimento local à gestão da associação, fortalecendo sua capacidade de diálogo com o poder público e de mobilização dos moradores”, pontuou.