O maior programa de qualificação profissional do Governo do Distrito Federal (GDF), o RenovaDF, já promoveu intervenções em 69 equipamentos públicos de Ceilândia somente em 2025. Com foco na capacitação prática, os alunos aplicam, diretamente nas comunidades, os conhecimentos adquiridos durante o curso técnico.
Entre os espaços beneficiados estão quadras poliesportivas, parques infantis, pergolados, pistas de skate e calçamentos. Atualmente, novas turmas atuam na colocação de pedras portuguesas na Avenida Hélio Prates — uma atividade que exige destreza e atenção ao detalhe — além da recuperação das quadras da QNN 6/8 e QNM 17/19.
A execução das atividades é acompanhada por instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) e inclui serviços como pintura, manutenção de pisos, reparo de alambrados, aplicação de verniz em pergolados e troca de areia em parquinhos infantis. Nos equipamentos de calistenia, por exemplo, os estudantes realizam o lixamento da tinta desgastada antes de aplicar uma nova camada.
Criado em 2021, o RenovaDF combina qualificação técnica e ação social. O curso de auxiliar de manutenção predial tem duração de três meses e carga horária de 240 horas, com formação nas áreas de alvenaria, carpintaria, elétrica e hidráulica. Além da formação gratuita, os participantes recebem auxílio financeiro, vale-transporte e seguro contra acidentes pessoais.
O programa é uma porta de entrada para o mercado de trabalho e uma ferramenta de valorização social, além de abrir possibilidades profissionais, a qualificação oferecida pelo RenovaDF também permite que os alunos apliquem o que aprenderam em suas próprias residências, promovendo autonomia e dignidade.
A continuidade do programa reforça o compromisso do GDF com a capacitação de jovens e adultos, ao mesmo tempo em que devolve espaços públicos revitalizados às comunidades.