Em mais um passo importante para o fortalecimento da saúde mental no Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha assinou, nesta terça-feira (6), a ordem de serviço para a construção de um novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) no Recanto das Emas.
Com investimento de quase R$ 5 milhões, a nova unidade vai ampliar o cuidado especializado para crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, além de oferecer suporte a famílias e promover a reinserção social dos jovens atendidos.
A obra, viabilizada por meio de parceria entre a Secretaria de Saúde e a Novacap, faz parte de uma estratégia de descentralização do atendimento e reforça a atenção integral à saúde mental, especialmente após os impactos psicológicos causados pela pandemia de covid-19.
“A pauta da saúde mental ganhou mais urgência nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Estamos levando os CAPSi para mais perto de quem precisa, cuidando da população com responsabilidade e estrutura”, destacou o governador Ibaneis Rocha.
A nova sede será construída no Setor Hospitalar do Recanto das Emas (quadras 104/105, Lote 25) e substituirá a unidade atual, localizada na Quadra 307 da cidade. Com a mudança, a abrangência regional do serviço será ampliada: cerca de 850 mil moradores de oito regiões administrativas — incluindo Samambaia, Gama, Santa Maria, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante e Candangolândia — poderão ser beneficiados.
A vice-governadora Celina Leão também enfatizou o caráter estratégico da iniciativa: “A saúde mental dos nossos jovens precisa ser cuidada com seriedade. Essa nova estrutura representa mais um avanço para garantirmos atendimento digno e humanizado”.
Voltado para crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com sofrimento psíquico severo — inclusive por uso abusivo de álcool e outras drogas —, o CAPSi atua com uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, entre outros.
O serviço é gratuito e o acesso pode ser feito por encaminhamento das redes de saúde, educação, assistência social, sistema sociojurídico ou por demanda espontânea.
Além de atendimentos individuais e em grupo, a unidade oferecerá oficinas terapêuticas, visitas domiciliares, apoio às famílias, ações de reinserção social e incentivo à profissionalização, cultura, esporte e lazer — pilares fundamentais para o fortalecimento de vínculos e prevenção de recaídas.
O CAPSi do Recanto das Emas é mais um capítulo para transformar o cuidado em saúde mental em política pública sólida, descentralizada e acessível. Em tempos de crise emocional silenciosa, sobretudo entre os mais jovens, estruturas como essa se tornam não apenas importantes, mas essenciais.