O Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan) aprovou, nesta quinta-feira (10), a criação do Setor Jóquei Clube (SJC), um novo bairro na Região Administrativa de Vicente Pires. A proposta, de responsabilidade da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), visa atender à crescente demanda habitacional e promete transformar a região com a construção de 17,3 mil apartamentos, capazes de abrigar até 51,9 mil moradores.
O novo setor, com uma área de mais de 2,2 milhões de metros quadrados, será implantado em uma região estratégica, entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Via Estrutural, vias que facilitam o acesso a diferentes áreas do Distrito Federal. O projeto urbanístico prevê a criação de 261 lotes, que abrigarão residências, comércio, serviços e áreas industriais, além de espaços institucionais, como escolas, uma nova subestação de energia, e dois parques urbanos para lazer e preservação ambiental.
Um dos destaques do projeto é a oferta de imóveis voltados para diferentes perfis da população. Os lotes serão de uso misto, com edifícios residenciais nos andares superiores e espaços comerciais e de serviços nos andares térreos. Essa configuração atende tanto as necessidades locais dos futuros moradores quanto demanda de comércio e serviços em nível regional.
A diversidade arquitetônica também foi um ponto considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que sugeriu a manutenção de edificações com diferentes alturas, respeitando o limite de 21 metros, o equivalente a seis andares. A medida visa preservar a harmonia visual do novo bairro com o entorno.
Trâmites legais e próximos passos
Com a aprovação do projeto pelo Conplan, a Terracap agora deve submeter o plano urbanístico à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh-DF) para avaliação técnica. Em seguida, o projeto será enviado para aprovação por decreto governamental. Após a conclusão desse processo, os lotes poderão ser registrados em cartório, permitindo o início das obras.
A área onde o Setor Jóquei Clube será instalado já era considerada urbana desde a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot) de 2009. No entanto, o início do parcelamento do solo urbano só foi possível graças ao Estudo Territorial Urbanístico (ETU), elaborado pela Seduh-DF a pedido da Terracap.
Parcerias e infraestrutura
Outro fator determinante para o avanço do projeto foi a cooperação entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o setor privado. Em 2021, foi assinado um termo de cooperação técnica entre a Terracap e a Associação de Empresas do Mercado Imobiliário do Distrito Federal (Ademi-DF), que ficou responsável por elaborar o projeto urbanístico do novo setor. Em contrapartida, o GDF será responsável pela licitação pública das obras e pela implementação da infraestrutura e licenciamento ambiental necessários para viabilizar o empreendimento.
A nova região, além de trazer novas opções de habitação, promete fortalecer a economia local e transformar Vicente Pires em um polo atrativo para novos moradores e investidores.