Com obras em ritmo inicial, novo trecho terá 3,6 km, duas novas estações e deve beneficiar até 15 mil passageiros por dia
As obras de expansão da Linha 1 do Metrô do Distrito Federal, no ramal Samambaia, começaram a sair do papel. Além das duas novas estações – as de número 35 e 36 – o projeto inclui a construção de um emissário de águas pluviais, passarelas para pedestres e uma subestação de energia. A ampliação é considerada estratégica pelo GDF para integrar regiões populosas e reduzir gargalos na mobilidade urbana.
O trecho em construção terá 3,6 quilômetros, a partir da atual Estação Terminal Samambaia, e seguirá em direção ao subcentro oeste do bairro, na altura da Primeira Avenida Sul — via que conecta Samambaia Norte à Samambaia Sul. O investimento previsto ultrapassa R$ 400 milhões, com recursos do GDF e financiamento do BNDES. O cronograma prevê conclusão entre dois anos e meio e quatro anos.
No caminho, o projeto prevê também a construção de três viadutos com travessia de pedestres integrada e quatro passarelas aéreas. Estima-se que entre 12 mil e 15 mil novos usuários utilizem o serviço diariamente após a entrega das novas estações, o que pode representar um alívio considerável no tráfego da região.
Neste início, os trabalhos se concentram na terraplenagem e na fundação dos canteiros. A estação 35 e a subestação SR63 já concluíram a fase de nivelamento do solo e avançam na montagem de blocos, baldrames e estacas. A estação 36 segue em fase de preparação.
A principal intervenção paralela é o Emissário Samambaia, que será implantado no Parque Gatumé, a cerca de 5,5 km da linha férrea. Formado por uma bacia de amortecimento e um canal de restituição, o emissário terá a função de conter inundações, erosões e danos ambientais durante o período chuvoso, protegendo a linha férrea e os moradores do entorno.
O projeto de expansão da linha 1 do metrô faz parte de um plano mais amplo de ampliação da Rede Ferroviária do DF, previsto na Lei nº 4.566/2011. A ideia é levar o sistema metroviário a regiões que enfrentam problemas crônicos de transporte coletivo, como Samambaia, Ceilândia e Águas Claras, integrando essas áreas ao Plano Piloto.
As duas novas estações terão área construída de aproximadamente 7 mil m² cada. A estação 35 será vizinha à UPA de Samambaia, enquanto a 36, nas imediações do Centro Olímpico, funcionará como novo terminal da linha.
O contrato para execução da obra foi vencido pelo consórcio CG–JFJ, formado pelas empresas CG Construções LTDA e JFJ Tecnologia em Instalações Elétricas. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 16,3 milhões, e os valores atualizados do projeto somam R$ 348,9 milhões, sem contar encargos adicionais.
Hoje, o Metrô-DF possui 42,38 km de extensão. Seu traçado em forma de Y liga o Plano Piloto às regiões administrativas de Samambaia e Ceilândia, passando por áreas densamente povoadas como Guará, Taguatinga e Águas Claras. Transporta, em média, entre 160 mil e 180 mil passageiros por dia útil.
A expansão do ramal Samambaia é uma das etapas mais aguardadas do plano de mobilidade urbana da capital federal,com a obra, o governo espera aproximar a população do transporte sobre trilhos e garantir mais previsibilidade na rotina de quem precisa se deslocar para estudar ou trabalhar.