O médico Juracy Cavalcante Lacerda Júnior foi nomeado como novo secretário de Saúde do Distrito Federal. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha nesta quinta-feira (20), consolidando mudanças estratégicas na pasta. Juracy, que até então presidia o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF), substitui a médica Lucilene Florêncio, que pediu desligamento do cargo.
Mudança no comando da saúde pública
Durante o anúncio, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da continuidade do trabalho e reforçou o compromisso do GDF com a melhoria dos serviços de saúde no DF. “O novo secretário de Saúde será o Juracy Cavalcante, e na presidência do IgesDF nós teremos o Cléber Monteiro [Fernandes], que já atua como vice-presidente e conhece bem a estrutura. Vamos seguir trabalhando pela saúde do DF com essa nova equipe à frente”, declarou o governador.
O governador também fez questão de agradecer os serviços prestados por Lucilene Florêncio. “Uma grande amiga, uma profissional que dedica a vida à medicina e à saúde das pessoas. Ela me comunicou que pediu afastamento porque está muito cansada. Agradeço imensamente por tudo o que fez pela população do DF”, disse.
Lucilene, que atuava na Secretaria de Saúde desde 1999 e é especialista em ginecologia e obstetrícia, demonstrou gratidão pela experiência. “O caminho está aberto para que novas melhorias aconteçam. Agradeço a toda equipe e quero dizer que foi uma experiência incrível”, afirmou.
Quem é o novo secretário de Saúde
Juracy Cavalcante Lacerda Júnior possui graduação em Medicina pela Universidade Presidente Antônio Carlos e é pós-graduado em Gestão Hospitalar e Operacional pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, realizou cursos na área de liderança em saúde e treinamento de competências interpessoais pela Dale Carnegie Training.
Antes de assumir a presidência do IgesDF em abril de 2023, atuou como diretor médico do Hospital Daher Lago Sul S/A. Agora, à frente da Secretaria de Saúde, terá o desafio de conduzir a gestão da rede pública, buscando aprimorar o atendimento e fortalecer as estruturas hospitalares do DF.