O mês de maio chegou com um alerta importante para os moradores do Distrito Federal: começa agora o período de vencimento das parcelas do IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), enquanto o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) segue com seu cronograma de pagamentos em andamento.
No caso do IPTU, esta é a primeira etapa da cobrança em 2025. Os contribuintes que optarem por pagar à vista terão direito a 10% de desconto, desde que o imóvel não tenha pendências. As primeiras parcelas e a cota única vencem entre os dias 12 e 16 de maio, conforme o número final da inscrição no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). Há também a opção de parcelamento em até seis vezes, com valor mínimo de R$ 20 por parcela.

Arte: Secretaria de Economia
Já o IPVA começou a ser cobrado em fevereiro e também pode ser quitado em até seis vezes. Em maio, as parcelas vencem entre os dias 26 e 30, de acordo com o final da placa do veículo. Mais de 1 milhão de proprietários de veículos no DF receberam boletos para pagamento neste ano.

Arte: Secretaria de Economia
Os dois tributos têm papel fundamental no financiamento de políticas públicas. Os recursos recolhidos são aplicados em áreas essenciais, como saúde, educação, segurança pública e infraestrutura.
Como acessar os boletos
Os boletos do IPTU e do IPVA estão disponíveis no site da Secretaria de Economia do DF. Basta informar os dados do imóvel ou do veículo para gerar o documento. O pagamento pode ser feito online ou nas agências bancárias autorizadas.
Pagar os tributos dentro do prazo evita a cobrança de juros e multas, além de manter o nome do contribuinte regular com a Receita do DF. Ficar em dia com os impostos é também uma forma de contribuir diretamente para o desenvolvimento da cidade.